Invertebrados IB-USP

Aulas

  A disciplina está dividida em aulas teóricas expositivas (~50%) e aulas práticas (~50%). As aulas práticas são norteadas através de protocolos escritos que auxiliam na compreensão e fixação do conteúdo teórico, bem como aprimoram o conhecimento dos grupos estudados com estudos de exemplares vivos e/ou preservados.

   Atividade obrigatória da disciplina, onde serão explorados os organismos em seu ambiente.

   Ocorrerá de maneira intensiva com apoio logístico e de docentes do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar-USP) nos dias 27-28/maio (integral) e 10-11/junho (noturno).

  Provas


  O curso está dividido em 4 grandes blocos e ao final de cada um deles ocorrerá uma prova. As provas abrangem tanto o conteúdo das aulas teóricas quanto práticas.

Ocorrerão nos dias:

29/março;

03/maio;

31/maio;

06/julho;
13/julho (substitutiva)

20/julho (recuperação)

  A média para aprovação na disciplina é 5,0, mas os professores ficariam muito contentes se todos os alunos se esforçassem para atingirem médias mais elevadas!




    Objetivos


  Os principais objetivos da disciplina são proporcionar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a morfologia, biologia e diversidade dos grupos animais conhecidos como "Invertebrados". Esperamos que ao final do curso os alunos sejam capazes de caracterizar e identificar os grandes grupos animais, conhecendo a diversidade morfológica de cada filo e sabendo reconhecer, dentro dessa diversidade, os caracteres que agrupem esses organismos. Além disso, ambicionamos que os estudantes possam analisar e discutir propostas evolutivas para os grupos com base nas informações por eles mesmo adquirida dos diferentes grupos de invertebrados.