Invertebrados IB-USP

Aulas

  A disciplina está dividida em aulas teóricas expositivas (~50%) e aulas práticas (~50%). As aulas práticas são norteadas através de protocolos escritos que auxiliam na compreensão e fixação do conteúdo teórico, bem como aprimoram o conhecimento dos grupos estudados com estudos de exemplares vivos e/ou preservados.

   Atividade obrigatória da disciplina, onde serão explorados os organismos em seu ambiente.

   Ocorrerá de maneira intensiva com apoio logístico e de docentes do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar-USP) nos dias 27-28/abril (integral) e 26-27/maio (noturno).

  Provas


  O curso está dividido em 4 grandes blocos e ao final de cada um deles ocorrerá uma prova. As provas abrangem tanto o conteúdo das aulas teóricas quanto práticas.

Ocorrerão nos dias:

21/março;

25/abril;

30/maio;

28/junho;
05/julho (substitutiva)

12/julho (recuperação)

  A média para aprovação na disciplina é 5,0, mas os professores ficariam muito contentes se todos os alunos se esforçassem para atingirem médias mais elevadas!


Ao final de algumas aulas (Mollusca,  Crustacea, Hexapoda) haverá uma avaliação curta!



    Objetivos


  Os principais objetivos da disciplina são proporcionar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a morfologia, biologia e diversidade dos grupos animais conhecidos como "Invertebrados". Esperamos que ao final do curso os alunos sejam capazes de caracterizar e identificar os grandes grupos animais, conhecendo a diversidade morfológica de cada filo e sabendo reconhecer, dentro dessa diversidade, os caracteres que agrupem esses organismos. Além disso, ambicionamos que os estudantes possam analisar e discutir propostas evolutivas para os grupos com base nas informações por eles mesmo adquirida dos diferentes grupos de invertebrados.